Apoios para Participação de Eventos – Perguntas Frequentes:

Com o objetivo de esclarecer os procedimentos relacionados aos programas de apoio a participação de eventos da PRAE/UFSC, apresentamos abaixo algumas perguntas e respostas sobre o tema. Solicitamos que, caso você tenha mais alguma dúvida, por favor, mande um email para e a incluiremos neste documento.

Quero participar de evento científico apresentando meu artigo, trabalho, painel, etc… A UFSC pode me ajudar?

A UFSC pode te ajudar com o Apoio a Apresentação de Trabalho Científico. Trata-se de um auxílio pago após a participação do aluno no evento e deve ser solicitado com antecedência: até o dia 15 do mês anterior ao mês em que será realizado o evento.

A solicitação é feita quando o aluno entrega o formulário de solicitação junto com a documentação necessária relacionada no próprio formulário na sala da Assistência Estudantil (U142). No formulário há um campo em que o coordenador do curso dá seu parecer e assina, este campo deve ser preenchido antes de ser entregue no setor.

O auxílio é um valor tabelado e depende da região do Brasil ou do mundo em que for realizado o evento. Consulte a portaria 013/2016/PRAE para mais informações.

Quero organizar uma viagem com a turma pra participar de um evento, a UFSC pode me ajudar?

Pode. Por meio do Apoio a Participação Coletiva em Eventos, a UFSC pode fornecer pra você o meio de transporte que levará você e sua turma até o evento. A solicitação deve ser feita com antecedência: Até o dia 10 do mês anterior ao mês em que o evento será realizado.

Assim como o apoio a apresentação de trabalhos, a solicitação é feita quando o aluno entrega o formulário de solicitação junto com a documentação necessária relacionada no próprio formulário na sala da Assistência Estudantil (U142). No formulário há um campo em que o coordenador do curso dá seu parecer e assina, este campo deve ser preenchido antes de ser entregue no setor. Consulte a portaria 008/2017/PRAE para mais informações.

Quero organizar uma semana acadêmica aqui na ufsc, consigo algum apoio?

Sim, a UFSC pode te dar apoio relacionado a:

– diárias ou passagens de palestrantes e convidados externos ,

– fornecimento de material gráfico,

– meio de transporte para visitas técnicas.

A solicitação deve ser feita com uma antecedência de pelo menos 20 dias ao início do evento a ser realizado e é efetivada no ato da entrega do formulário de solicitação junto com a documentação relacionada na sala da assistência estudantil (U142). Assim como os outros apoios, este formulário precisa de um parecer e assinatura do coordenador do curso. Consulte portaria 001/2017/PRAE para mais informações

Como posso saber se fui contemplado em algum apoio?

Todo mês, a PRAE publica em seu site (prae.ufsc.br) um edital de resultados pra cada tipo de apoio em que relaciona a lista de alunos contemplados. Se seu nome constar na lista de deferimentos, sua solicitação foi aceita e você deverá proceder conforme solicita cada tipo de apoio.

Pra receber efetivamente o apoio, o que devo fazer?

Apoio para apresentação de trabalhos:

– Compareça ao evento e quando retornar entregue na sala da assistência estudantil o relatório de viagens junto com uma cópia do certificado de participação no evento em até 60 dias. Seu auxílio deverá ser depositado na conta informada no relatório.

Participação coletiva em eventos:

– Reúna a lista de passageiros e os termos de responsabilidade de cada participante da viagem devidamente assinado e entregue no setor da assistência estudantil em até 5 dias úteis da publicação do resultado. Após o retorno, apresente o relatório de viagem em até 5 dias úteis.

Realização de semanas acadêmicas:

– após realizado o evento, apresente todos os bilhetes de passagens utilizados e declaração de participação dos convidados externos junto com o relatório final.