O Programa de Assistência Estudantil para Estudantes Indígenas e Quilombolas – PAIQ compõe um conjunto de ações de equidade para igualdade de acesso aos programas de Assistência Estudantil entre estudantes indígenas e quilombolas na UFSC, de modo a atentar e não reproduzir institucionalmente as desigualdades da sociedade brasileira em relação a estes povos. O programa prevê o pagamento de uma Bolsa Assistencial, denominada Bolsa PAIQ, aos/as estudantes indígenas e quilombolas, conforme critérios de edital específico.

O público-alvo do PAIQ compreende estudantes regularmente matriculados em curso presencial, que tenham comprovado durante sua entrada na UFSC – através de comissão étnico-racial – ser indígena ou quilombola e que possuam renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

As inscrições no Cadastro PRAE se iniciam em 25/01/2021 e vão até 01/12/21. Com o Cadastro PRAE aprovado, sua entrada na Bolsa PAIQ começa a partir de 01/02/21. É importante salientar que as inserções no programa são feitas mensalmente, estas devem ocorrer até o dia 15 do mês corrente para que os pagamentos sejam processados já no mês seguinte.

O valor da Bolsa PAIQ é de R$ 900, sendo acumulável com bolsas de extensão, estágio, pesquisa e monitoria da UFSC e de outras instituições vinculadas a UFSC. É acumulável também com alguns programas da PRAE, como: auxílio-moradia (exceto para moradores da maloca), auxílio-creche, auxílio de inclusão digital, isenção extracurricular e apoio emergencial. Não é acumulável com a Bolsa MEC e a Bolsa Estudantil da UFSC.

Para maiores informações acesse https://prae.ufsc.br/faq/.