17 de maio, Dia Internacional contra a Homofobia

17/05/2017 09:04

 

 

Desde 1990, a Organização Mundia de Saúde (OMS) retirou da Classificação Internacional de Doenças (CID) a homossexualidade. Isso trouxe algumas mudanças na designação das pessoas homossexuais como, por exemplo, a supressão do sufixo “ismo” (homossexualiDADE, em vez de homossexualISMO), dissociando a homossexualidade de doenças ou transtornos mentais, o que não impediu, no entanto, a continuidade até os dias atuais de preconceito e estigmas, alimentando a violência contra esta população.

Partindo do entendimento de que a Universidade deve ser saudável, tolerante e democrática em relação às diversidades de nossa sociedade, propiciando relações humanas harmônicas com hábitos e atitudes que respeitem a condição humana, convidamos cada um a integrar a luta contra a homofobia no âmbito da UFSC, garantindo a defesa dos direitos humanos.

Em Florianópolis serão realizadas às seguintes ações ao longo deste dia:

  • A partir das 11:30, em frente ao Prédio I da Reitoria, a Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento a Violência de Gênero da SAAD realizará um ato performático em memória às vítimas de homofobia em 2017 no Brasil. Serão lidos os nome e as condições de morte de cada vítima em uma ficha a ser pendurada e exposta num varal imediatamente após a leitura.
  • Às 19h será realizado uma mesa de debate denominada “17 de maio: Cura ou não cura: Os reflexos da patologização da homossexualidade e das identidades trans”. O debate será transmitido ao vivo em link a ser disponibilizado na página da SAAD no facebook.