Programa amplia acesso dos jovens a passagens mais baratas e meia entrada em eventos culturais

12/06/2017 15:59

Jovens de 15 a 29 anos, com renda de até dois salários-mínimos, já podem se cadastrar no aplicativo ID Jovem e  viajar gratuitamente de um estado a outro do Brasil. Por meio do programa, é possível ainda assistir a shows, espetáculos e eventos esportivos pagando meia entrada.

Para ter acesso, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e suas informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses. Se você já possui CadÚnico, o Número de Identificação Social (NIS), contendo 11 dígitos, é a “chave” para acessar os benefícios do ID Jovem.

Se você ou sua família ainda não possuem o CadÚnico ou suas informações encontram-se desatualizadas, é necessário entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social de Joinville, que orientará acerca dos horários e documentação que deve levada para avaliação. O telefone da Secretaria é (47) 3802-3700 e fica no endereço: Av. Cel. Procópio Gomes, 749 – Bucarein, Joinville – SC, 89202-300.

Para usar o ID Jovem não é preciso imprimir qualquer tipo de documento. Basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular junto com documento oficial com foto na compra da passagem ou ingresso e depois outra vez no embarque ou entrada do evento. O funcionamento da meia-entrada artística-cultural e esportiva é semelhante ao já conhecido da Carteira de Identificação Estudantil.

O programa inclui também jovens de baixa renda sem matrícula regular em instituições de ensino, ampliando seus benefícios a todos os jovens. As recusas em aceitar a ID Jovem no pagamento da meia-entrada devem ser encaminhadas ao Procon.

Viagens

A reserva de vagas em ônibus interestaduais deverá se feita, no mínimo, três horas antes da viagem.

O beneficiário deve apresentar a ID Jovem e a carteira de identidade no momento em que solicitar o bilhete. Serão reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros; e duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.

Caso a empresa se recuse a fornecê-lo, as denúncias devem ser feitas pelo telefone 166 da ANTT.