Comunicado | Grupos de aconselhamento psicológico, técnicas de estudo e orientação profissional

17/03/2015 09:18

Neste semestre serão oferecidos Serviços de Apoio Pedagógico aos estudantes com dificuldades de estudo ou problemas emocionais. Serão formados três grupos – Aconselhamento Psicológico, Técnicas de Estudo e Orientação Profissional – de até 20 pessoas que se reunirão semanalmente para compartilhar experiências e tentar superar dificuldades. O grupo de aconselhamento psicológico se reunirá nas terças-feiras, às 19h, e os de orientação profissional e técnicas de estudo, nas quintas-feiras às 16h e 19h, respectivamente. Quem orientará os grupos será a professora Vanessa Lima [lattes].

As inscrições para participar dos grupos estão abertas até dia 18/03 as 17h para os estudantes que possuem Cadastro Socioeconômico na Assistência Estudantil. Para os demais as inscrições vão do dia 18/03 até 01/04 e devem ser feitas na sala da Assistência Estudantil (sala A122). As reuniões começam a partir do dia 7 e 9 de abril.

Confira abaixo o recado da professora Vanessa:

Caros Alunos.

Sou a Professora Vanessa Lima [http://lattes.cnpq.br/3829299249941597], Psicóloga, com experiência e titulação em Psicologia Escolar e Terapia Psicológica de base rogeriana (Carl Rogers, americano, 1902-1987 http://revistaescola.abril.com.br/formacao/carl-rogers-428141.shtml).

Neste semestre estou oferecendo aos alunos, COMO PROJETO DE EXTENSÃO, 03 (três) Serviços de APOIO PSICOPEDAGÓGICO EM GRUPOS.

Cada Grupo será constituído de até 20 pessoas e terá 01 encontro semanal de aproximadamente 1hr e 30minutos. Cada grupo terá no máximo 12 encontros – dependendo da dinâmica do grupo.

1)      GRUPO DE ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO – Encontro às Terças-feiras – 19 horas: é um grupo psicoterapêutico onde os sujeitos poderão partilhar suas experiências, acompanhados pela psicoterapeuta, visando elaborar suas preocupações emocionais e percepções de vida, de forma a aumentar oportunidades e reduzir condições ambientais adversas a partir do conhecimento de si e da habilidade para a tomada de decisão;

2)      GRUPO DE TÉCNICAS DE ESTUDO – Encontro às Quintas-feiras – 19 horas: utilizando a metodologia de Grupo Operativo (Enrique Pichon-Rivière) apresentarei técnicas da neuroaprendizagem e do Método PQRST, bases neurológicas e psicológicas da aprendizagem, enquanto oriento o grupo a desenvolver recursos psicológicos de reestruturação da autoimagem e controle da ansiedade;

3)      GRUPO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL – Encontro às Quintas-feiras – 16 horas: utilizando a metodologia de Grupo Operativo (Enrique Pichon-Rivière), destina-se a auxiliar tanto o estudante que ainda está em dúvida quanto à escolha da Engenharia como profissão, quanto os estudantes que estão em dúvida por qual das engenharias optar. Depois de feitas as inscrições, montarei 2 grupos para os 2 objetivos aqui descritos.

As inscrições devem ser feitas na Assistência Estudantil entre 18/03 (4ª feira) e 01/04 (4ª feira).

Os Grupos iniciam dia 07 e 09 de Abril, respectivamente.

Abraços,

Vanessa Lima.